Intervenções assistidas pelos equinos (IAE)
- almagreterapias
- 22 de dez. de 2024
- 5 min de leitura
Fundamentadas em princípios teóricos e práticos de diversas disciplinas, como psicologia, terapia ocupacional e equitação, as IAE no Almagre são conduzidas por profissionais de saúde mental e equinoterapeutas qualificados. Representam uma abordagem terapêutica inovadora que pode ser incorporada no trabalho clínico de psicólogos, psiquiatras, coaches e outros profissionais para promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social e o desenvolvimento pessoal de seus clientes. Essas intervenções fortalecem e desenvolvem a relação única entre humanos e equinos, explorando os benefícios terapêuticos da interação com estes animais altamente sensíveis.
Para os psicólogos, as IAE oferecem uma forma eficaz de complementar as abordagens tradicionais de terapia, permitindo que os clientes experimentem uma variedade de técnicas terapêuticas num ambiente não convencional. A interação com os cavalos pode facilitar a expressão emocional, promover a consciência corporal e ajudar a desenvolver diversas competências como a regulação emocional, a comunicação assertiva e não violenta, a regulação dos impulsos entre outras. Pode ser uma opção terapêutica adjuvante para trabalhar a ansiedade, as perturbações alimentares alimentares ou abraçar um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.
A natureza tranquilizadora e a presença dos cavalos podem ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de segurança durante as sessões terapêuticas, facilitando assim o processo.
Estas intervenções podem ser vistas como uma extensão das técnicas terapêuticas utilizadas para explorar o inconsciente e promover a autoconsciência e o crescimento pessoal.
Embora a psicoterapia tradicionalmente se concentre na verbalização e na interpretação dos processos mentais inconscientes, as IAE oferecem uma abordagem mais experiencial e tangível para aceder e trabalhar aspectos psicológicos. Neste contexto, as IAE podem ser usadas para representar simbolicamente conflitos, emoções reprimidas ou padrões de relacionamento complexos por meio de atividades estruturadas envolvendo cavalos.
As IAE oferecem uma oportunidade única para explorar aspectos inconscientes de si mesmos através da interação direta com os cavalos. A relação não verbal entre a pessoa e o cavalo pode revelar padrões de comportamento, mecanismos de defesas e necessidades emocionais subjacentes, proporcionando insights valiosos para o processo terapêutico.
Como já referimos as IAE são implementadas numa variedade de contextos clínicos através de atividades estruturadas e adaptadas às necessidades individuais dos participantes, as sessões de IAE visam alcançar objetivos terapêuticos específicos, pré definidos como melhoria da auto-estima, desenvolvimento de competências sociais e emocionais, regulação do humor e aumento da autoconfiança.
As IAE também oferecem uma oportunidade eficaz de facilitar o crescimento pessoal e o desenvolvimento de liderança. As atividades com cavalos podem ajudar a explorar questões de comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas de uma forma tangível e experiencial.
No Almagre a escolha dos cavalos é cuidadosa, e leva-se em consideração não apenas critérios físicos, como raça e idade, mas também características comportamentais, como temperamento, sensibilidade e capacidade de estabelecer conexões emocionais com os seres humanos. Esses equinos são essenciais para facilitar uma ampla gama de atividades terapêuticas, desde simples cuidados e maneio até exercícios mais complexos.
A segurança e o bem-estar tanto dos participantes quanto dos cavalos envolvidos é, para nós, uma preocupação central em todas as fases do processo terapêutico, garantindo uma experiência terapêutica eficaz e ética.
As diferenças entre psicoterapia, coaching, aprendizagem e desenvolvimento
humano na Intervenção Assistida por Equinos (IAE), a psicoterapia, o coaching, a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal são abordagens distintas que podem ser aplicadas com diferentes objetivos e em diferentes contextos.
Psicoterapia na IAE: - O foco principal está na resolução de problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. Utiliza técnicas terapêuticas para explorar questões pessoais profundas, promover a autoconsciência e facilitar mudanças positivas. As sessões são dadas por um psicoterapeuta qualificado e inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses que baseia a sua intervenção em teorias psicológicas de uma orientação especifica e respetivas práticas clínicas.
Coaching na IAE:- O foco principal está no desenvolvimento de competências específicas, metas e realizações pessoais ou profissionais. Utiliza técnicas de coaching para ajudar os participantes a identificar e alcançar objetivos, a superar obstáculos e maximizar o seu potencial. Existe o envolvimento de um coach que fornece suporte, orientação e feedback para capacitar os participantes a alcançarem seus objetivos desejados. Os objetivos incluem melhorar o desempenho, aumentar a autoconfiança e promover o crescimento pessoal e profissional.
Aprendizagem na IAE: - O Foco principal está na aquisição de conhecimento e competências através de experiências educacionais e práticas. Utiliza atividades estruturadas e experiências diretas com cavalos para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Existe o envolvimento de facilitadores ou instrutores que projetam e lideram atividades educacionais adaptadas às necessidades e interesses dos participantes. Os objetivos incluem o desenvolvimento de competências práticas, cognitivas e sociais, bem como a promoção da autoeficácia e da motivação para aprender.
Desenvolvimento pessoal na IAE: - O foco principal está no crescimento pessoal e na expansão do potencial humano em várias áreas da vida. Utiliza uma abordagem holística para promover o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dos participantes. Existe envolvimento de profissionais que ajudam os participantes a identificar e alcançar os objectivos pessoais, melhorar a qualidade de vida e cultivar relacionamentos significativos. Os objetivos incluem o fortalecimento da autoestima, a melhoria das competências interpessoais e a promoção do bem-estar geral.
Embora existam algumas sobreposições entre essas abordagens na IAE, cada uma tem os seus objetivos específicos. A escolha da abordagem adequada dependerá das necessidades, objectivos e preferências dos participantes, bem como das competências e áreas de intervenção dos profissionais envolvidos.
Competências e áreas de intervenção
Segurança e bem-estar dos participantes e dos cavalos: Cada profissional envolvido nas IAE possui competências específicas e conhecimentos especializados que garantem a segurança e o bem-estar dos participantes e dos cavalos.
Eficiência e Eficácia Terapêutica: Cada profissional detém competências e experiências especificas, o que leva a uma abordagem terapêutica mais integrada, sustentada e abrangente, resultando em melhores resultados para os participantes.
Ética Profissional: Os profissionais do Almagre estão alinhados com os princípios éticos e de boas práticas profissionais das suas Ordens Profissionais. Isso inclui reconhecer os limites da própria competência e encaminhar os participantes para outros profissionais quando necessário, garantindo assim uma prestação de serviços responsável e de qualidade.
Colaboração Interdisciplinar: As IAE frequentemente envolvem uma equipe multidisciplinar de profissionais, como psicólogos, equinoterapeutas, coaches, professores de yoga e mindfulness e outros. Esta equipa multidisciplinar promove uma colaboração eficaz e harmoniosa, maximizando os benefícios terapêuticos para os participantes.
Confiança e Credibilidade: As competências comprovadas pelo sólido percurso profissional de cada elemento da equipa nas suas áreas de intervenção, transmitem a confiança e credibilidade de um trabalho sólido e sério.
As competências e áreas de intervenção de cada elemento da nossa equipa garantem a segurança, eficácia e ética da prática terapêutica, promovendo uma abordagem colaborativa e integrada para o bem-estar dos participantes e dos profissionais.
Chantal Feron
Psicóloga clínica e Coach inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses com o número 013236
Comments